Se você quiser classificar aproximadamentePneus de motocicleta, eles podem ser divididos em pneus com câmara de ar e pneus sem câmara (geralmente chamados de pneus sem câmara pelos mecânicos de automóveis). Os pneus com câmara funcionam mantendo o ar dentro da câmara e não requerem contato preciso entre o pneu e o aro. Mesmo que a pressão do ar esteja baixa, não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de o pneu cair da roda e causar vazamento. Portanto, pneus com câmara são comumente usados em veículos off-road e carros de rua americanos que usam aros e arames. O princípio dos pneus sem câmara é utilizar a estrutura especial do aro do anel de aço (aro) e a borda do pneu para vedar o ar na carcaça. Mesmo que o pneu seja furado por um objeto estranho, o ar não desaparecerá imediatamente, e o reparo do furo também é muito conveniente, por isso é muito popular entre os motociclistas. Nos últimos anos, os pneus sem câmara têm sido gradualmente utilizados em motocicletas comuns. Percebe-se que os dois tipos de pneus possuem pontos fortes próprios.
Geralmente, qualificadosPneus de motocicletasão marcados com tamanho, carga máxima, pressão interna de inflação, aro padrão e marca e direção. Por exemplo, o pneu externo é marcado com a especificação 90/90—18 51S, dos quais os primeiros 90 significam que a largura é 90 mm; o 90 depois de "/" significa a proporção plana (%), ou seja, a altura é 90% da largura; 18 significa que o diâmetro interno do pneu é de 18 polegadas (1 polegada = 2,54 cm),
Alguns pneus não indicam a relação de furo, o que significa que a relação de furo é 100%, ou seja, a largura é igual à altura.