Os pontos-chave demotocicletapneumanutenção são:
1. Mantenha os pneus com uma determinada pressão de enchimento para que a motocicleta tenha máxima tração, estabilidade, conforto de direção e longa vida útil. A pressão insuficiente dos pneus não só aumenta a resistência à condução, aumenta a carga do motor e o consumo de combustível, mas também às vezes faz com que o pneu caia do aro. No entanto, a pressão excessiva dos pneus reduzirá a estabilidade da motocicleta e fará com que ela salte durante a condução.
2. Integridade dos pneus e limpeza da banda de rodagem. Verifique a banda de rodagem dos pneus dianteiros e traseiros sempre que o carro for recolhido e remova pequenas pedras e outros corpos estranhos incrustados no padrão. Se for encontrado algum pequeno prego ou folha de ferro, retire-o imediatamente e verifique cuidadosamente se o tubo interno está perfurado. Geralmente, o pneu externo da motocicleta não deve ser consertado, porque a banda de rodagem reparada a quente é mais alta do que outras peças e o carro sobe e desce ao dirigir. É melhor reparar o tubo interno por meio de reparo contra incêndio. Em caso de falta de materiais e pinças para reparo contra incêndio, também pode ser utilizado reparo a frio com fita adesiva.
3. Evite exposição solar e contaminação por óleo. A exposição frequente ao sol fará com que os pneus fiquem secos, rachados e envelhecidos. Portanto, o melhor é estacionar a motocicleta em local ventilado à prova de poeira, sol e chuva, ou cobrir o carro com uma lona, que não só beneficiará os pneus, mas também protegerá a pintura, galvanoplastia e plástico peças no carro. Sujeira de óleo, ácidos e álcalis têm efeitos corrosivos na borracha, portanto, o pneu deve ser evitado entre em contato com essas coisas. Para veículos que não são utilizados há muito tempo, é preferível utilizar uma moldura de madeira para levantar toda a moldura, de forma a evitar que o pneu se deforme devido ao longo período de carga.