Etapa 2: Remova um dos cones do eixo do balanceador antes de deslizar o eixo pela luva do eixo na roda. Em seguida, deslize o cone de volta para o eixo (a extremidade estreita primeiro) e aperte firmemente o parafuso de fixação para travá-lo no lugar. É importante certificar-se de que os dois cones estejam encaixados dentro da manga do eixo, caso contrário a roda não ficará centrada no eixo o que pode afetar o equilíbrio.
Etapa 3: limpe bem a borda com um bom desengraxante. Isso é importante por dois motivos: primeiro, você não quer que nenhuma gota de graxa atrapalhe seu equilíbrio e, segundo, se estiver usando pesos de roda adesivos, certifique-se de que eles grudam bem. Além disso, se houver quaisquer pesos restantes de
balanceamento anterior, certifique-se de removê-los.
Etapa 4: gire suavemente o pneu e deixe-o parar por conta própria. A gravidade fará com que o pneu pare de girar com a parte mais pesada no ponto mais baixo. Pegue um pedaço de fita adesiva e marque este ponto na borda. Simple Green é uma excelente maneira de limpar qualquer sujeira, fuligem ou graxa de sua roda.
Se a parte mais pesada da roda está no ponto mais baixo, então é lógico que a parte mais leve da roda está no ponto mais alto. Portanto, você adicionará pesos ao topo da roda, diretamente em frente à parte mais pesada. Adicionar um pedaço de fita adesiva torna mais fácil lembrar a localização do ponto mais pesado da roda. Se você estiver usando um aro sem raios, sua melhor opção para pesos é a variedade com verso adesivo que adere ao aro. São baratos e fáceis de usar e permitem que você distribua o peso pelos dois lados do aro. Se estiver usando um aro com raios, você também tem a opção de pesos dos raios com crimpagem nos raios ou fixados nos raios com um parafuso de fixação. Eles tendem a ser mais caros do que os pesos com verso adesivo, mas têm a vantagem de serem reutilizáveis e menos propensos a se soltar.
Etapa 6: gire o pneu até que a parte mais leve e a parte mais pesada estejam localizadas a uma distância igual da superfície de trabalho e solte suavemente a roda. Mais uma vez, a roda irá girar naturalmente para uma posição onde a parte mais pesada está no ponto mais baixo. Normalmente, este será o mesmo ponto que você determinou que era a parte mais pesada da roda inicialmente, o que significa que você precisa adicionar mais peso à parte mais leve. Alternativamente, se a parte que você acabou de adicionar peso também está no ponto mais baixo, então você adicionou muito peso e precisa remover um pouco. Usar fita adesiva dupla ou fita adesiva para segurar temporariamente os pesos no lugar durante o processo.
Uma coisa a ter em mente é que é muito difícil equilibrar perfeitamente as rodas, pois os pesos das rodas vêm em tamanhos fixos que podem não corresponder ao peso de que você precisa. Claro que você pode arquivar os pesos para atingir o peso exato, mas não acho que você notará muita diferença na estrada para fazer valer a pena, a menos que planeje correr em altas velocidades em um cenário do tipo corrida. Resta agora remontar a roda de acordo com as instruções do fabricante e fazer um teste.