Como equilibrar pneus de motocicleta

- 2021-03-19-

Este artigo como equilibrar pneus de motocicleta ajudará a garantir que a oscilação não aconteça com você.

Se você estiver trocando seus próprios pneus, provavelmente terá interesse em equilibrá-los você mesmo e este artigo o guiará durante o processo. Assim como montar seus próprios pneus, o balanceamento é fácil de fazer e requer apenas o mínimo de ferramentas. Abordarei uma técnica conhecida como "equilíbrio estático", que depende da gravidade para encontrar o ponto pesado em sua roda. A maioria das pessoas está mais familiarizada com a outra técnica de balanceamento conhecida como "balanceamento dinâmico", que usa uma máquina para girar o pneu em alta velocidade para determinar o equilíbrio. A menos que você esteja planejando abrir uma loja de pneus, provavelmente não vai querer gastar dinheiro em uma máquina de balanceamento dinâmico ou dedicar espaço para apenas trocar seus próprios pneus.

Como você pode ver na imagem, não há muito para um balanceador estático, apenas uma moldura e um eixo horizontal para a roda girar. Se você gosta de fazer um pouco de fabricação leve, certamente pode construir um você mesmo e pode até usar seu próprio eixo para um ajuste perfeito. Para todos os outros, você pode comprar um estande feito na fábrica por ~ $ 100 online. Esses suportes feitos de fábrica são feitos de "encaixe universal" usando um eixo de pequeno diâmetro com dois cones que se encaixam na manga do eixo em cada lado da roda. Uma vez que os cones são travados no eixo com um parafuso de fixação, a roda é centralizada no eixo e pronta para ser equilibrada.

Como você normalmente só equilibra as rodas da motocicleta depois de instalar pneus novos, presumirei que você já tirou a roda da motocicleta e vou direto para o processo de balanceamento.
Etapa 1: certifique-se de que o balanceador esteja apoiado em uma superfície estável e o eixo esteja nivelado. Acho que um nível magnético padrão de 9 "torna esse processo muito mais fácil.




Etapa 2: Remova um dos cones do eixo do balanceador antes de deslizar o eixo pela luva do eixo na roda. Em seguida, deslize o cone de volta para o eixo (a extremidade estreita primeiro) e aperte firmemente o parafuso de fixação para travá-lo no lugar. É importante certificar-se de que os dois cones estejam encaixados dentro da manga do eixo, caso contrário a roda não ficará centrada no eixo o que pode afetar o equilíbrio.








Etapa 3: limpe bem a borda com um bom desengraxante. Isso é importante por dois motivos: primeiro, você não quer que nenhuma gota de graxa atrapalhe seu equilíbrio e, segundo, se estiver usando pesos de roda adesivos, certifique-se de que eles grudam bem. Além disso, se houver quaisquer pesos restantes de

balanceamento anterior, certifique-se de removê-los.







Etapa 4: gire suavemente o pneu e deixe-o parar por conta própria. A gravidade fará com que o pneu pare de girar com a parte mais pesada no ponto mais baixo. Pegue um pedaço de fita adesiva e marque este ponto na borda. Simple Green é uma excelente maneira de limpar qualquer sujeira, fuligem ou graxa de sua roda.







Se a parte mais pesada da roda está no ponto mais baixo, então é lógico que a parte mais leve da roda está no ponto mais alto. Portanto, você adicionará pesos ao topo da roda, diretamente em frente à parte mais pesada. Adicionar um pedaço de fita adesiva torna mais fácil lembrar a localização do ponto mais pesado da roda. Se você estiver usando um aro sem raios, sua melhor opção para pesos é a variedade com verso adesivo que adere ao aro. São baratos e fáceis de usar e permitem que você distribua o peso pelos dois lados do aro. Se estiver usando um aro com raios, você também tem a opção de pesos dos raios com crimpagem nos raios ou fixados nos raios com um parafuso de fixação. Eles tendem a ser mais caros do que os pesos com verso adesivo, mas têm a vantagem de serem reutilizáveis ​​e menos propensos a se soltar.






Etapa 5: adicione alguns onças de peso à parte mais leve do pneu. Se você estiver usando pesos adesivos, use fita adesiva para mantê-los no lugar temporariamente. Os pesos adesivos são fornecidos em tiras que podem ser cortadas para atingir o peso desejado. Os pesos para rodas de raio vêm em vários pesos e podem ser empilhados se necessário.





Etapa 6: gire o pneu até que a parte mais leve e a parte mais pesada estejam localizadas a uma distância igual da superfície de trabalho e solte suavemente a roda. Mais uma vez, a roda irá girar naturalmente para uma posição onde a parte mais pesada está no ponto mais baixo. Normalmente, este será o mesmo ponto que você determinou que era a parte mais pesada da roda inicialmente, o que significa que você precisa adicionar mais peso à parte mais leve. Alternativamente, se a parte que você acabou de adicionar peso também está no ponto mais baixo, então você adicionou muito peso e precisa remover um pouco. Usar fita adesiva dupla ou fita adesiva para segurar temporariamente os pesos no lugar durante o processo.






Etapa 7: continue a repetir a Etapa 6 até que a roda não gire mais sozinha ao ser liberada. Um pneu devidamente equilibrado deve permanecer imóvel quando liberado, pois não há uma parte mais pesada para puxar a roda. Quando achar que está com o equilíbrio correto, tente girar e soltar a roda (usando a fita como guia) nas posições 12h, 3h, 6h e 9h.



Etapa 8: Se você estiver usando pesos de raio, agora você terminou de equilibrar sua roda e pode removê-la do balanceador. Se você estiver usando pesos com verso adesivo, use um pedaço de torneira para marcar a borda da linha de pesos antes de remover o que estiver segurando temporariamente os pesos no lugar. Em seguida, basta remover o papel protetor dos pesos e pressioná-los firmemente contra a borda para mantê-los no lugar. Um pneu equilibrado deve permanecer imóvel quando liberado, independentemente da posição em que esteja.

Uma coisa a ter em mente é que é muito difícil equilibrar perfeitamente as rodas, pois os pesos das rodas vêm em tamanhos fixos que podem não corresponder ao peso de que você precisa. Claro que você pode arquivar os pesos para atingir o peso exato, mas não acho que você notará muita diferença na estrada para fazer valer a pena, a menos que planeje correr em altas velocidades em um cenário do tipo corrida. Resta agora remontar a roda de acordo com as instruções do fabricante e fazer um teste.