Qual é a diferença entre os pneus tubeless e os tubeless?
- 2021-03-19-
Simplificando, uma única camada de material no interior da carcaça do terceiro.
Todos os materiais usados em um pneu têm a ver com desempenho - equilíbrio de aderência, flexibilidade e durabilidade. Você pode ficar surpreso ao saber que a mistura ideal de borracha é realmente porosa e, por isso, vazará ar lentamente. No passado, isso foi superado com a montagem de uma câmara com uma mistura de borracha completamente diferente, que conteria o ar muito melhor e teria pouco efeito no desempenho geral do pneu.
O maior problema com esse projeto é que, se for sujeito a um furo, o tubo perderá todo o ar repentinamente, que normalmente teria escapado rapidamente pelos alto-falantes do volante. O esvaziamento rápido de um pneu em qualquer veículo não é bom, especialmente quando se viaja em alta velocidade.
Criado predominantemente com a segurança em mente, o pneu sem câmara foi projetado pegando uma seção do material da câmara e fazendo uma única camada contínua no interior da carcaça do pneu, além de economizar peso.
Obviamente, um pneu sem câmara ainda pode ser perfurado, mas o objeto infrator geralmente fica preso na banda de rodagem e o pneu esvazia lentamente, dando ao piloto a oportunidade de diminuir a velocidade. Ao mesmo tempo, os raios das rodas fundidas não são mais necessários, de modo que toda a unidade foi vedada.
Agora, em vez de fabricar pneus sem câmara e sem câmara no mesmo tamanho, a maioria das empresas só faz sem câmara e recomenda que as câmaras de ar possam ser instaladas, se necessário. A desvantagem disso é que ele adiciona peso adicional ao conjunto total da roda, o que pode levar a mais geração de calor, o que, em última análise, significa desgaste mais rápido do pneu.
Se um pneu declara que é do 'tipo de tubo', então ele terá uma camisa sem tubulações, portanto, não reterá o ar e, portanto, deve ser equipado com uma câmara interna.